sábado, 19 de março de 2011

GRÊMIO ESTUDANTIL & ECOPONTO BETO'S

Grêmio Estudantil
Introdução
O que é o Grêmio Estudantil?
     O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade.
     O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

Objetivos
Por isso, é importante deixar claro que um de seus principais objetivos é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras dentro da escola.
Para resumir: um Grêmio Estudantil pode fazer muitas coisas, desde organizar festas nos finais de semana até exigir melhorias na qualidade do ensino. Ele tem o potencial de integrar mais os alunos entre si, com toda a escola e com a comunidade.

Fonte: Caderno Grêmio em Forma, do Instituto Sou da Paz.Site: http://www.soudapaz.org/

Minha experiência com o Grêmio Estudantil da Escola Estadual Francisco Matarazzo Sobrinho, cuja chapa é: DIH – Diversidade, Integridade e Humanidade, que tem como presidente o Luciano e a coordenação da profa. Elaine Cristina, foi sensacional, uma mistura de dever cumprido, participação, ação, emoção e empoderamento.
Vou contar como tudo aconteceu:
Fui solicitado pela profa Elaine Cristina, coordenadora de projeto da escola, para apresentar o nosso projeto de reciclagem de óleo usado de fritura, o ECOPONTO BETO’s, e a mesma levou a apreciação da direção da escola e do grêmio, que posteriormente me convidaram para apresentar na escola, uma vez que a parceria atenderia as propostas do grêmio, aja vista agregar, meio ambiente, participação dos alunos, da comunidade e geração de renda, podendo ajudar no custeio de outros projetos, como por exemplo, a criação da rádio que está em pauta.
Nos dias 9 e 10 de agosto, palestrei aos alunos em grupos de 3 salas com a participação de seus professores, da direção da escola e de 6 integrantes do grêmio, Daniel, Lorena ,Luciano, Mauro, Raquel e Lais, em um primeiro momento eles assistiram a palestra como alunos e depois passaram a nos auxiliar. Conheci também a Mirna integrante do grêmio, porém por estar em outra atividade, nos acompanhou em uma palestra, entretanto, tempo suficiente para se perceber seu dinamismo.
Cada palestra tem sua característica, por isso a cada que fazia era diferente da anterior, eu procurava aprimorar, pois a atenção dos alunos era impressionante e a participação do grêmio efetiva.
O grêmio foi tão fundamental na assistência que, em combinação com a profa. Elaine Cristina, decidimos que os mesmos conduzissem as palestras seguintes.
Eles participaram de 3 palestras como atores, na primeira como coadjuvantes, na segunda aspirantes a protagonistas e já na terceira como atores principais, atuação brilhante que me levou a ter os olhos em lágrimas, pois me emocionaram.
Atitude que demonstrou aptidão para estarem no grêmio e com certeza farão uma gestão participativa e ativa.
Fica aqui o meu agradecimento por me presentearem com a oportunidade de expor os danos que o descarte inadequado do óleo usado de fritura causa a natureza, que este resíduo não pode ser considerado lixo, pois é matéria prima de alguns produtos, desta forma volta a cadeia produtiva e conseqüente geração de emprego e renda.

Agradeço também por ter tido o privilégio de ganhar novos amigos, para mim o grande ganho quando fazemos parcerias é poder conhecer pessoas, que é o bem mais precioso da humanidade, e se conhecemos pessoas como Lorena ,Luciano, Mauro, Mirna, Raquel e Lais. que são adolescentes, nos dá a certeza que teremos homens e mulheres comprometidos, íntegros e humanos.

Parabéns a direção da E. E. Francisco Matarazzo Sobrinho e ao seu grêmio estudantil.

Vejam trechos da palestra ministrada pelos integrantes do grêmio

2 comentários:

  1. amei muito esse video pois ganhamos um amigo especial como vc beto agradeço muito a sua presença
    aqui nesta rede de ensino
    e por nos ter trazido essa palestra maravilhosa sobre como é bom reciclar o oleo para não prejudicar a natureza!!!!!!!!!!!!

    ass:O presidente do gremio e seus participantes
    abração !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. e obrigado por nos ter orientado
    e nos ajudado a compriender mais sobre o reciclagem *_*

    ResponderExcluir