MOTIVAÇÃO

 1. INTRODUÇÃO

Os projetos Eu Óleo o Planeta, a Fome e o Autismo, nasceram com o objetivo de gerar uma consciência ecológica no  ser humano, preocupada em motivar a oportunidade de um conhecimento que permita  mudar o comportamento voltado à proteção do meio em que vivemos.

Estamos vendo no decorrer do nosso dia a dia que o lixo é responsável por um dos  mais graves problemas ambientais, visto que a educação é uma das ferramentas principais  no processo de transformação não só do aluno, mais em toda a sociedade, sendo um  papel central, uma vez que consegue atingir a maioria da parcela social, e tem influência  direta nos processos formativos .

Partindo desse princípio e acreditando que as escolas e as igrejas são veículos de informações e  conhecimentos capazes de transformarem a realidade, é que a Ecoponto Beto e Você – Ambiental e Social pensou em  realizar esta campanha. em parceria com a ABRAAC – Associação Brasileira Autismo Conexão, utilizando de uma forma específica, coletando óleo usado de fritura.

O desenvolvimento sustentável deve estar aliado à educação ambiental, a família, e a  comunidade. A escola/igreja, tem um papel muito importante, sendo os iniciadores da  conscientização do cuidado que cada um de nós temos que ter com o meio ambiente em  que vivemos, afinal, todos nós temos direitos e deveres, que são primordiais para a  formação de um cidadão mais consciente de suas atitudes futuras.

Trabalhar com os alunos/membros, então, é uma questão estratégica e fundamental, pois eles  são os multiplicadores que representam o futuro.

 

2. JUSTIFICATIVA PARA CRIARMOS A CAMPANHA

Dentre os diversos problemas ambientais mundiais, como a questão do óleo usado de fritura, é uma grande preocupação, e diz  respeito a cada um de nós. 

Abordar a problemática da destinação correta do resíduo produzido pelas frituras na gastronomia, no  processo de educação é um desafio, cuja solução passa pela compreensão do indivíduo  como parte atuante no meio em que vivemos.

A nossa proposta é de trabalhar a reciclagem, na escola/igreja através de informativos digitais, vídeos e reuniões presenciais e virtuais, desta forma, instrumentalizando o aluno/membro, para que o mesmo seja o agente mobilizador, sendo uma ação educativa que visa investir numa  mudança de hábitos e mentalidade como um elo para transformação , com isso  surgiu esse propósito de fazermos a CAMPANHA, para que se tenha a possibilidade de  aprender, sendo conscientizado dos assuntos da atualidade e da importância de  cuidar do meio ambiente. Essa não é uma tarefa difícil, onde cada um fazendo a sua parte podemos melhorar a nossa qualidade de vida e garantir um futuro mais saudável para toda humanidade.

Com o envolvimento de toda a comunidade, a pequena participação feita por cada um faz diferença quando se olha para o coletivo.


3 . OBJETIVO GERAL

1-    Proporcionar  através da CAMPANHA, conhecimentos que permitam  se perceberem como agentes construtores da história pessoal e da sua comunidade e num todo, compreendendo a importância da reciclagem.

Com a CAMPANHA e a educação ambiental de forma dinâmica e interativa, incentivando e promovendo um estímulo do quanto é importante para a construção de uma vida melhor, com isso, estaremos despertando a sensibilização , estaremos formando futuros agentes integrantes de um meio ambiente mais sustentável, tornando multiplicadores de conhecimentos, visto que, temos esperanças de um mundo mais humano.

2-    1-    Levantar fundos para a construção do Centro de Referência do Autista – ABRAAC Associação Brasileira Autismo Conexão.

É um projeto ousado, recebemos de doação da prefeitura, um terreno de mais ou menos, 1.700 mts², já construímos uma edícula, onde algumas atividades são desenvolvidas, mas os atendimentos, são feitos em clínicas alugadas, por isso, a construção se faz urgente.

Valor estimado da construção R$3.000.000,00, claro, que sabemos que com parte do auferido pela revenda do óleo arrecadado pela CAMPANHA, não suprira toda a necessidade, entretanto, junto a outras ações que desenvolvemos, estaremos juntando “tijolinhos de AMOR’ na construção da Sede da ABRAAC - Associação Brasileira Autismo Conexão.

A ABRAAC é mais do que um sonho, é uma missão de vida para nós!

                            

OBJETIVOS ESPECIFÍCOS

    • Compreender que o desequilíbrio ambiental é provocado pela ação do homem;
    • Identificar a existência de diferentes formas de preservação ambiental, aplicando-as no nosso dia a dia;
    • Estimular para que todos se sintam como  agentes construtores da história pessoal e da sociedade em um todo;
    • Reconhecer a importância da coleta seletiva;
    • Despertar valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras, por sinal o seu próprio futuro.
    • Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias atitudes;
    • Estimular para que os  percebam a importância do homem na transformação do meio em que vive, e o que as interferências negativas tem causado à natureza;
    • Estimular  a mudança de atitudes formando novos hábitos em relação ao meio em que vivemos;
    • Permitir a relação  com pratica sobre a importância da reciclagem, e da ação social


                              Vídeo Fritando o planeta



O ciclo do óleo


O ciclo do óleo, o que fazer com o resíduo?



Pacientes da ABRAAC 
Associação Brasileira Autismo Conexão











Nenhum comentário:

Postar um comentário